2006-07-24

Só faltam 500000 segundos

Está quase a chegar a hora de partir. O caminho será longo, as dificuldades imensas, a meta ambiciosa. Contudo os obstáculos nada são quando comparados com a fé e a vontade de alcançar o túmulo do primeiro discípulo a morrer em nome da Boa Nova.

É este o sentimento que vai dominar estes dias em que, juntamente com alguns amigos, me preparo para me colocar a Caminho de Santiago. Serão 10 dias nos quais farei o caminho que me leva de Aveiro a Santiago. Serão 310 km de paragem nesta vida atribulada em que muitas vezes agimos sem pensar. Serão momentos de Paz para a alma nos quais continuarei a buscar rumos para a vida.

A ideia de iniciar a minha peregrinação de Aveiro, e não dos habituais locais de partida de peregrinos do Caminho Português, está relacionada com o facto de, desde as origens do lugar santo de Santiago, os romeiros caminharem a Santiago desde a porta de sua casa. Alem do mais visa estabelecer como ponto de partida uma cidade que, embora afastada das principais vias que levam a Santiago, foi ponto de passagem de muitos peregrinos ao longo da história. Ficam aqui referidos alguns elementos relativos a Aveiro no Caminho Português:

“Ocorreu a peregrinação do rei D. Manuel no ano de 1502. altos dignitários cuja identidade se conhece acompanharam o monarca, naturalmente reconhecido pelo sucesso dos portugueses que haviam chegado a Calecute em 20 de Maio de 1498… Caminhando junto à costa por um itinerário secundário atravessou a vila de Aveiro e alcançou Gaia em 25 de Outubro.”

“…existiam igualmente romeiros que optavam na sua peregrinação, até Santiago de Compostela, pela via marítima. Através desta eram conduzidos directamente até à Galiza ou alguma outra localidade portuária no norte de Portugal, com preferência por Aveiro, cidade do Porto ou Viana da Foz do Lima.”

“As suas hospedagens e centros nevrálgicos de transeuntes ficam nas localidades de Avelãs do Caminho, Águeda, Aveiro e nos mosteiros de Pedroso e Grijó.”

in
http://www.caminhoportugues.org


Está próxima a hora de pôr pés ao Caminho. Vou tentar fazer do meu blog o diário de bordo da minha caminhada física e espiritual.

Acompanhem o meu Caminho e rezem pelo sucesso desta cruzada.


DS