2006-05-13

“A 13 de Maio na Cova da Iria, apareceu brilhando a Virgem Maria”

Já que ainda à pouco vos macei com a história da padroeira da Diocese de Aveiro, neste que é o dia aniversário da primeira aparição em Fátima, vou mostrar-vos apenas um pequeno texto acerca da magnífica história deste lugar santo.

“As Aparições de Fátima, freguesia do concelho de Vila Nova de Ourém, distrito de Santarém, e paróquia da diocese de Leiria e Fátima desenrolaram-se em três períodos ou ciclos: os dois primeiros tiveram lugar em Fátima, o terceiro em Pontevedra e Tuy, na Galiza, Espanha. É longo o relato das Aparições constantes dos manuscritos da Irmã Lúcia uma dos três videntes (a Virgem apareceu a três crianças: Lúcia, Jacinta e Francisco). Desenrolaram-se em 1917 e depressa a devoção à Senhora de Fátima se tornou mundialmente conhecida. A 13 de Outubro de 1930 o Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva houve por bem declarar dignas de crédito as visões das crianças da Cova da Iria e permitir, oficialmente, o culto de Nossa Senhora de Fátima. O papa Pio XII, anuindo aos pedidos de Nossa Senhora, consagrou o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria a 31 de Outubro de 1942. A consagração da Rússia fê-la a 7 de Julho de 1952. Paulo VI consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria a 21 de Novembro de 1964. João Paulo II fez a consagração do mundo e da Rússia ao mesmo Imaculado Coração, em Fátima, a 13 de Maio de 1982; em Roma, a 16 de Outubro de 1983 e, finalmente, a 25 de Março de 1984, em Roma de novo, diante da imagem levada da Capelinha das Aparições até ao Vaticano.”

Evangelho Quotidiano

3 Comments:

At 14/5/06 23:46, Blogger paulo said...

Ora essa da Espanha ter a ver com as aparições é que eu n sabia!!!
De qualquer forma Fátima é um local especial, de uma energia fenomenal e uma paz até inquietante....E As Fátimas Jovens são semprte um marco....Bom, se calhar n eram 6.000...mas 4.000 seguramente!!!!!
Abraço grande!!!!!!!

 
At 18/5/06 00:33, Blogger Fabituh said...

Ora viva...
As coisas que tu sabes... :)
Bem sabes que gostava de te ter tido connosco a acampar...mas como andas-te a trabalhar perdoo-te...hehehe
Mas quando nao tiveres trabalhos a fazer do SDPJ vais connosco!
Este Fátima Jovem teve um sabor muito especial para mim e para o GJSB e tu sabes do que eu falo...fomos 16 e portamos-nos todos muito bem!

1 grande abraço

 
At 19/5/06 17:27, Anonymous Anónimo said...

Oi Sampa!
Obrigada pelo teu comentário no meu fotolog!
Não penses que me esqueci da nossa caminhada até Santiago - só espero estar em Portugal por essa altura. Já descobriste o caminho a partir de Aveiro?! Eu tenho andado a subir umas montanhas por aqui e em finais de Junho vou andar uma semana de bicicleta pelo sul da Irlanda... Infelizmente não vais estar lá para puxar por mim nas subidas!! LOL
Muitas beijocas,
Joana

 

Enviar um comentário

<< Home