2006-05-10

Liberdade de Imprensa: informar ou deformar?

Foi esta a temática do Fórum Universal que se realizou na 4ª feira, 3 de Maio, no CUFC. Temática esta muito bem abordada pelo orador José Carlos Vasconcelos que tendo vivido e iniciado a sua carreira no jornalismo durante o Antigo Regime, nos deu um testemunho de como é viver sem liberdade de imprensa. Também se falou dos perigos que se correm quando se tem esta liberdade como absoluta, usando-a de forma irresponsável. Aqui tocamos num ponto fundamental como de outras liberdades, a responsabilidade. Foi um ponto varias vezes sublinhado por José Carlos Vasconcelos que disse por varias vezes, “a Liberdade implica Responsabilidade”. Para completar esta ideia eu diria, “a Responsabilidade implica Respeito”. Este é esquecido muitas vezes das mais variadas formas. Só seremos verdadeiramente livres quando amarmos e respeitarmos o outro.

Uma das situações na qual nos últimos tempos foi evocada a Liberdade de imprensa foi no caso das caricaturas do profeta Maomé, que inflamou os islâmicos mais radicais. Será que nesta situação não existiu um abuso da chamada “liberdade de expressão” por parte dos meios de Comunicação Social nórdicos? Será que estes foram devidamente responsáveis ao publicar as caricaturas? Será que estes respeitaram as diferenças culturais e religiosas envolventes? Ou será que, por outro lado, os nórdicos, que são tidos como os povos socialmente mais desenvolvidos do mundo, voltaram a ser os Bárbaros que durante a Idade Média arrasaram a Europa, usando apenas armas diferentes? Sim, porque a Comunicação Social é a arma mais poderosa do nosso tempo. Esta arma tem o poder de desencadear as piores guerras e fomentar os maiores ódios.

Estas questões levam-me a pensar qual o rumo da humanidade se não se educar a imprensa para que esta seja mais responsável e respeite as diferentes sensibilidades. É preciso que voltemos a ter imparcialidade nos meios de comunicação. Estes, como todos nós, têm que saber respeitar pontos de vista diferentes e não forçar a uma filosofia única. Este tipo de atitude apenas leva à perda de liberdades. Se não forem mudadas as atitudes cairemos numa falsa liberdade, pois esta transformar-se-á numa ditadura imposta pela Comunicação Social.

Pela Liberdade, Responsabilidade, Respeito e Amor de todos e entre todos fica este breve testemunho, de alguém que gostaria de ver toda a humanidade “reunida na mesma casa”.

Sejam felizes

DS

1 Comments:

At 12/5/06 00:21, Anonymous Anónimo said...

Olá amigo peço desculpa ter esquecido o teu nome...aííííiííí´vais-me matar qd me vires :D:D:D:D:D:D:D:D
tu sabes k ñ foi por mal,olha nunca cá tinha vindo tá muito fixe.
Vou colocar o contacto no meu fotolog.

xauzzz e grande abraço amigo.

 

Enviar um comentário

<< Home