2006-03-22

Gente.

Chegou a Primavera.

Quem vê os dias assim tão tristes nem se lembra que a Primavera chegou. Contudo belos são os dias em que o céu liberta as suas lágrimas. Se assim não fosse daqui a 3 meses estaríamos a perguntar-nos como passaríamos o Verão sem água. Como poderiam os bombeiros combater os incêndios, que deflagram todos os anos nas florestas portuguesas, dado que as albufeiras estariam em baixa e as poucas reservas seriam fundamentais para a sobrevivência do povo português.

Será que o povo português se preocupa verdadeiramente com o valor da água? Será que cuidamos o meio em que vivemos de forma a preservarmos este bem?

A minha resposta é não.

Senão porque é que vemos as suiniculturas da bacia hidrográfica do Lis fazerem descargas directas em ribeiros que inclusive já interditaram a utilização balnear da praia de Vieira de Leiria. O rio Lis é o único local de captação, na difícil zona calcária da Serra d’Aire, com caudal para durante um Verão abastecer a cidade de Leiria.

Porque é que se adoptaram politicas de desflorestação, como as que assistimos no Alentejo e nalguns locais em Trás-os-Montes, que levaram á acentuada erosão dos solos e consequente desertificação.

Porque é que vemos gente pegar fogos ás nossas florestas, sabendo que a principal razão para o fazerem é o simples facto de madeireiros quererem comprar madeira mais barata e em grande quantidade. Será que o povo português não sabe que a ausência de vegetação, verificada nos locais fustigados pelos incêndios, leva á erosão, que por sua vez leva á dificuldade de fixação de nova vegetação, que por sua vez leva á menor capacidade de retenção de água pelos solos, que por sua vez impossibilita o surgir de vegetação de grande porte, vegetação essa responsável pela precipitação. Sim, porque para que ocorra precipitação é necessário que pelo menos um dos três acontecimentos seguintes se verifique: o aumento da pressão atmosférica, a diminuição da temperatura ou o aumento da humidade absoluta. A vegetação, principalmente a de grande porte, tem um papel fundamental na diminuição da temperatura, absorvendo a radiação solar no seu processo natural de fotossíntese, consumindo dióxido de carbono e libertando oxigénio, que por sua vez também faz diminuir a temperatura. Alem disso a vegetação, por conferir á superfície maior rugosidade, provoca uma diminuição da velocidade das correntes de ar, gerando um efeito de retenção, que leva ao aumento da humidade absoluta que também origina precipitação.

É importante que pensemos nisto. Até porque este ano de 2006 é o Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação. A gestão deste bem divino, o planeta Terra, depende de nós.

Neste tempo de vida nova que é a Primavera vamo-nos alegrar com as lágrimas que caem do céu, pois elas são a fonte de toda a vida.

DS

1 Comments:

At 24/3/06 23:57, Anonymous Anónimo said...

"posta ah vontade"... ok... eu vou postar! lol
pois... fikei sem ideia p escrever seja o k for!
mas eu prometo k vou pensar e k no teu proximo post, eu escrevo kkr coisa seria, assim para o mais... normal!!! já chega de cromos, não?
***
Tania

 

Enviar um comentário

<< Home